Cidade mais populosa do DF completa 38 anos


.

DFTV
Ceilândia, que nasceu de várias invasões, hoje abriga gente de todo canto, principalmente do Nordeste. Atualmente, a cidade tem mais de 360 mil moradores.


São 365 mil moradores em Ceilândia. Uma população maior que a de capitais, como Vitória, Palmas e Rio Branco. O território da cidade tem 230 quilômetros quadrados, maior que João Pessoa, na Paraíba, e Aracaju, em Sergipe.

A cidade tem 7.500 comércios e 1.180 indústrias. Gente que trabalha, compra nas feiras e gosta de um forró e de um rap. Uma cidade completa. “É uma cidade boa, tudo que a gente procura é fácil de encontrar”, diz um senhor. “É tudo de bom, porque sou pioneiro de Ceilândia”, afirma outro senhor.

A maioria dessa população é de origem nordestina. “Sou do Maranhão e não me arrependo de ter vindo para essa cidade. Em Ceilândia tem muitos maranhenses. Então, a gente mora perto de todo mundo”, conta a dona de casa Ana Maria.

E é no centro da cidade que os mais antigos se encontram. Ao redor da mesa, sempre jogando. “É tudo de bom. Está faltando apenas uns banquinhos, ao redor da mesa, para a torcida ficar sentada vendo a gente jogar”, brinca o aposentado Lourival Alves.

Quando chegou do Ceará, o cenário que Francisco das Chagas Nogueira encontrou era bem diferente. “Não tinha nada, era só mato. Mas logo foi crescendo. Eu andava com minha mercadoria na carroça. Só que era tanta poeira que tinha até medo de um carro bate em uma carroça, porque não dava para enxergar nada”, lembra o comerciante.

Em um espaço, bem no coração de cidade, é possível conhecer um pouco mais da história de Ceilândia. A Feira Central, inaugurada, há 32 anos, tem 460 barracas que reservam muitas curiosidades.

Nos corredores, as cores e os sabores do Nordeste. “Tem mocotó, sarapatel e buchada”, diz uma feirante. No cardápio, um tempero marcante. Quem experimenta sempre volta. “

A música é outra riqueza desse povo. No acordeão, Espirro, e no vocal, Aline. Os dois são da banda Nega Maluca, de Ceilândia. Com o forró, fazem uma homenagem a este cantinho do Distrito Federal. Eles cantam “Parabéns pra você”.

“Essa homenagem é pouca. Ceilândia é tudo”, enfatiza um morador.

Na Praça do Restaurante Comunitário tem Banda Sinfônica e teatro. E tem ainda festival de forro na Praça dos Eucaliptos até 2h.

Flávia Marsola / Wilson Sousa

One Response to “Cidade mais populosa do DF completa 38 anos”

  1. Crescimento urbano: poluição; excesso de lixo; moradia; emprego; trânsito; alagamentos e saneamento básico! Vamos propor soluções? Medidas devem ser tomadas por parte do governo e da população, para que assim ocorra a resolução ou ao menos amenização deste problema. http://migre.me/5Dw6r
    Parabéns pelo seu blog Getúlio!