Desabafo de um futuro geógrafo!


.

Por Augusto Nery - Caderno Geográfico

Parece nostálgico ou besteira, mais o que vou falar é a realidade de muitas pessoas. A pessoa que decide fazer geografia tem que estar ciente que vai enfrentar uma série de preconceitos! Você concorda? É um absurdo, mais é isso que acontece. O que será que tem de tão ruim na geografia que muitas pessoas não a valorizam? É emocionante ver a festa dos familiares de um formando de Direito ou ao ver a aprovação para cursos como Medicina, Engenharia e outros. Mas e a geografia?

Ao responder que faço geografia muitas pessoas param e perguntam: mais porque geografia?É demais pra mim!!!

O nosso capitalismo não brinca, e pra ele só vale quem tem o mais cobiçado, o que está na mídia ou em alta.

A nossa Geografia tem que se impor ! Nós como Geógrafos temos que mostrar para a sociedade a verdadeira finalidade do ensino e da prática da geografia. Chega de falsos profissionais, com pouca capacidade intelectual, com poucos incentivos. O Caderno Geográfico está aqui para mostrar que existe alguém no mundo que se preocupa com a produção geográfica. Tenho esse blog porque foi o meio mais acessível de publicar minhas idéias. Isso aqui não é brincadeira.

O mundo está cheio de problemas que precisam de um parecer geográfico, porém temos deixado de exercer nosso papel dando espaço para biólogos, engenheiros, bailarinos (sátira)... Como podemos pedir algo da sociedade se não damos nada em troca?

Continua a luta de nosso grande ícone Milton Santos que lutava por uma Geografia NOVA, e eu acrescentaria a palavra ATUANTE. O engraçado é que Milton Santos nem formado em geografia era!!!!

Não vamos fazer nenhuma revolução, vamos apenas por em prática algo que temos em nossa mãos, O conhecimento. Vamos revisar o conceito de Geografia... vamos produzir, vamos estudar, vamos mostrar a nossa cara!

2 Responses to “Desabafo de um futuro geógrafo!”

  1. Anônimo says:

    OI.. ENTÃO, pretendo fazer geografia mais tenho um certo medo do mercado... muitos profissionais estão querendo entrar nesse ramo com outros cursos... sei que é um curso muito bom... mas realmente não tem um valor perante a sociedade... o que faço? :-(
    sou ruydeglan
    ruysousa@yahoo.com.br

  2. Fiquei muito feliz ao ver meu texto compartilhado nesse blog. Abraço em todos.